Está apaixonado pela sua amiga e quer saber como tornar essa amizade em amor?
Existem diversos guias, vídeos e artigos na internet sobre como sair da friendzone. Afinal, é uma coisa que acontece com bastante frequência, principalmente com homens. É possível acontecer com mulheres. Porém, geralmente essas sofrem com outro problema, os amigos que se elas derem brecha dão em cima delas.
Algumas pessoas dizem que a friendzone nem mesmo é real. Mas somente quem entrou na categoria de “você é como um irmão para mim” sabe que é tão real quanto o ar que respiramos.
Como motivar alguém a ser mais do que amigos? É possível escapar da zona da amizade e construir um relacionamento amoroso? Essas são algumas das perguntas que responderemos nesse artigo. Baseando-se em questões culturais, psicológicas e neuroquímicas, você irá aprender como fazer a alquimia da amizade para o amor.
Então, separe uma pipoca, ou chá, sente-se confortavelmente, será uma longa leitura! Mas uma que poderá mudar a forma como você vê relacionamentos. É impossível mudar o que as pessoas pensam de você, mas é possível mudar quem você é, e assim, as pessoas irão te ver de modo diferente. Está pronto? Vamos lá!
O que define a “friendzone”?
Caso não conheça a definição de friendzone, em pleno português, iremos definir para que não reste dúvida. Talvez assim, entenda de forma racional o porquê do coração se apaixonar por alguém que pode ou não te ver da mesma forma.
É definida pela situação onde uma pessoa desenvolveu sentimentos mais intensos pela pessoa que tem amizade, e deseja ser mais do que amigos. Geralmente essa outra pessoa está inconsciente dos sentimentos amorosos da outra, e está feliz tendo somente amizade com esta.
Dessa forma, a pessoa apaixonada não consegue fazer a transição de amigo para namorado. Já que, na cabeça da outra pessoa, não há desejo sexual ou amoroso. Na maioria das vezes o pensamento de ter algo além de amizade nem passou pela cabeça dela.
Isso acontece mais com homens graças às mulheres serem mais educadas, o que faz com que homens confundam sua educação e feminilidade com interesse amoroso.
É ainda mais evidente em “Good Guys” (Homens bonzinhos). Pois acham que sendo diferente dos outros homens, se importando, estando disponível sempre irá conseguir o amor da morena/loira/ruiva.
Se você está preso na friendzone, sabe o quanto é frustrante qualquer tentativa de sair dela. Pois, já que a amizade tomou um rumo mais sexual do que amigável, é comum a parte com desejos amorosos começar a forçar a barra e acabar com a amizade.
Em caso de amizades coloridas, onde há relações sexuais, embora menos comum, cria-se um vínculo ainda mais forte. Ter um amigo com benefícios é quase garantia de que uma hora ou outra alguém sairá machucado. Pois a Ocitocina é poderosa e faz com que apaixonamos por quem vemos, tocamos e trocamos fluidos. Intimidade é viciante!
Sinais que você está na friendzone:
Amizades, relacionamentos e negócios são a mesma coisa, uma troca. Quando um lado está se doando mais do que o outro, começa a sentir a balança pesar e a sentir-se menosprezado. É por isso que há ciúmes tanto em relacionamentos amorosos quanto amizades. Já no mundo dos negócios, ciúmes é visto como “competição”.
Nesse contrato social que é a amizade, a troca é feita sem que haja ciência de que só estamos com outro pela conveniência. Pode ser por nos ouvir, por sair conosco, por terem status, por serem atraentes, etc. Mas ninguém quer admitir! Afinal, é feio admitir que somos egoístas, que só fazemos algo porque há algo que vamos receber em troca.
Reciprocidade é o que todos almejam quando entram num relacionamento, independente do seu tipo. Se você está fazendo mais pela outra pessoa do que ela está fazendo por você, então isso indica que você está se menosprezando.
Uma relação saudável deve ser uma via de mão dupla, onde há mutuo respeito. Você pode até fazer o que quiser, mas não espere reciprocidade. Por exemplo, se você cuida dessa pessoa, esperando que ela irá te dar valor e querer namorar com você, estará colocando expectativas irreais sobre os sentimentos da outra pessoa para/com você.
Lembre-se: Ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Por isso muitos homens caem na friend-zone e culpam as mulheres. Você deve ser quem você é. Dizer sim quando quer dizer não irá causar frustrações em tudo na sua vida.
Qualquer que seja seu caso, observe esses sinais e veja se você realmente está na friend zone. Pois, muitas das vezes, a mulher/homem está distante por outros motivos e você achando que é por conta de seu interesse (paranoias).
Ela te apresenta para outras mulheres:
Se ela está tentando te ajudar a conseguir alguém, está mais claro que o sorriso do Firmino que ela não está interessada em você. Afinal, porque ela iria querer que você fique com outra guria se ela quisesse ficar com você?
Sempre diz que você é o melhor amigo dela:
Mulheres sabem que seus gestos e educação podem ser confundidos com interesse amoroso. Por isso, para não passar a ideia errada, sempre que podem irão te “colocar no lugar”. Então se sua crush está sempre dizendo que você é como um irmão para ela, conforme-se, mas continue lendo. No final iremos mostrar como reverter isso.
Ela não ri de suas piadas:
Quando uma mulher está interessada em você, ela irá rir até das piadas mais idiotas que você contar, mesmo que seja por pena. Se você fazer uma piada ou trocadilho idiota, e ela não rir (nem por pena), te olhar como se tu fosses um idiota, ou balançar a cabeça negativamente, saiba que ela não está na sua.
Ela te toca na “broderagem”
Uma mulher quando está interessada encontra qualquer maneira para tocar na pessoa de afeto. Seja tapinhas bobos quando você ou ela diz algo engraçado, ou passando a mão no seu torso ou braços.
Se ela toca você da mesma forma que toca um irmão, suas amigas ou outro amigo, então você faz parte do grupo de amizade. Algumas vezes pode ser que ela não te toque por ser tímida, mas aí você terá que aprender a ler os sinais de interesse das mulheres de forma correta.
Ela não se arruma para te ver (principalmente o cabelo)
Se ela não se preocupa com a aparência dela (ou higiene em alguns casos) quando está (ou sai) com você, é porque ela não está atraída por você. Veja bem, mulheres são bastante vaidosas, elas querem sempre estar nos “trinques” para conseguir a atenção do crush.
Caso ela faça coisas que não faria na frente de alguém que ela gostaria de surpreender, tenho más noticias amigo. Exemplos são, falar sobre coisas nojentas (gases, vomito, bebedeira, menstruação, etc.), não lavar o cabelo, sair sem se arrumar, sem maquiagem, sem escovar os dentes, etc.
Há uma diferença caso ela se sinta confortável com você quando vocês estão explicitamente namorando. Mas caso sejam amigos e ela está confortável, é como amiga, ela não se importa se você irá se sentir atraída por ela ou não.
O “Namoramigo”
Há mulheres que por conveniência ou pura falta de noção, começam a pedir coisas para seus amigos como se estes fossem seus namorados. Isso não só confundem a cabeça dos garotos, como também pode causar a ruína da amizade.
Afinal, o bom de namorar é a intimidade, contato corporal, expressão de sentimentos e emoções. Quando você começa a fazer tudo que a sua amiga pede, achando que assim ela irá te assumir como namorado, mais na friendzone você afunda.
Alguns exemplos de coisas que amigas pedem para “namoramigos” são financeiros ou serviços. Por exemplo, que você pague os lanches, rolês, bebidas, dirija ela e as amigas, chamar para as compras, cinema, etc. É ainda mais real caso você tenha moto ou carro, sempre que as amigas quiserem sair e não tiver carona, adivinha quem será convidado?
Não há nada de errado em sair com as amigas, como amigos! Mas caso queira sair da friendzone, essa disponibilidade de sugar daddy da classe média terá que parar.
Ela não aceita sair com você sozinho:
Veja bem, mulheres tem inteligência social que muitos homens apenas sonham. Se a sua amiga não quer sair sozinha com você, ela sabe muito bem o que um “sim” iria significar tanto para você, quanto para quem os ver juntos. Ela não quer ser vista como um casal.
Hoje com o Whatsapp, Messenger, Instagram e outras redes sociais, ficou muito mais fácil manter contato sem ter contato com alguém. Se ela vive evitando se encontrar com você à noite em programas considerados “românticos”, é porque ela não quer te dar esperanças de um relacionamento entre vocês dois.
E sim, se você a chamar com segundas intenções ela saberá que não se trata de um encontro de amigos. E sim, que você quer sair com ela para um encontro romântico e declarar tudo o que sente para ela. Mulheres tem ótima leitura corporal, e sabem o que você está pensando só com suas expressões faciais e tom de voz.
Ela fala de outros caras (crushes) para você:
Essa vai diretamente no coração do soldado! A pior coisa é quando uma moça começa a falar de um cara que ela conheceu ou viu, e está apaixonada no novo crush.
Ainda mais se você nunca tomou iniciativa nem mostrou ter segundas intenções com ela. Já que se tivesse, ela não iria falar sobre outros homens que ela está afim com você.
Mulheres são emocionais, e não gostam de machucar outras pessoas, principalmente quem elas se importam (mesmo sendo amizade).
Caso sua crush fale de outros homens, peça conselhos para você de como chamar atenção dele ou conseguir conquista-lo, siga em frente. Você está tão enterrado na friendzone, que ela já te vê não como um amigo, mas como uma de suas amigas.
Afinal, dificilmente mulheres tem coragem de falar sobre homens com outros homens, a menos que esse amigo seja homossexual e também goste de homens.
Conclusão e o que fazer agora:
O principal ponto a perceber nesses sinais de que você está na friendzone, é que são coisas que você aceita de forma passiva. Um homem que tem interesse em uma mulher, não irá de forma alguma aceitar ser tratado menos do que vale.
Digamos que você faça absolutamente tudo que essa sua amiga pede para você. E, caso você peça algo para ela, ela ou diz não diretamente, ou busca uma desculpa. Relacionamentos são mútuos, onde um ajuda o outro, até mesmo em amizades.
Quando você faz tudo por essa garota, e ela não precisa fazer nada para te ter ao lado, quer dizer que você está se desvalorizando. Mulheres tem o poder de escolha, elas querem um homem que passe segurança para elas, não um “pau mandado”.
Agora que você já sabe que está na friendzone, deverá tomar atitudes que aumentem suas chances de sair desse limbo amoroso. Pensando nisso, escrevemos um guia com dicas de como sair da friendzone.
Independente de tudo, você deve elevar seus padrões, deve saber quem você é e o que procura. Não deve se contentar com atenção e carinho de qualquer mulher que lhe dê isso, ter padrões não é errado.
Assista à apresentação abaixo e veja como você pode aprender a ser um homem melhor. E, assim, atrair garotas e mulheres que serão compatíveis com você e seus padrões. Afinal, mesmo que você se ache feio, gordo, ou não atraente, mulheres não ligam para a aparência, muito menos dinheiro.
Se está curioso em saber o que as mulheres querem, assista ao vídeo abaixo e descubra. Recomendamos que invista em você, esse material mudou a vida de vários homens e irá mudar a sua também.